Mensagem do Coordenador da Comissão de Organização
A UCCI1 da Casa Santa Maria da AAP_HSM2, iniciou funções em Janeiro de 2013, com 18 camas de UMDR3, por razões de estratégias de gestão Organizacional em 2014 foi aumentada a contratualização com a ARS/LVT5 com mais 22 camas de UMDR e 36 de ULDM4, assim neste momento a UCCI Casa Santa Maria tem 40 camas de UMDR e 36 de ULDM.
Durante este percurso fomo-nos apercebendo de vários fenómenos em que os profissionais de saúde se veem envolvidos:
-
- ♦ Dramas sociais muito severos.
- ♦ Manipulação dos objetivos da RNCCI6 por parte dos utentes e famílias, que melhor dominam a informação e as estruturas sociais (pressão para prorrogações e/ou transferências para ULDM).
- ♦ Manipulação dos objetivos da RNCCI por parte das estruturas hospitalares (referenciações para UMDR inadequadas).
- ♦ Desconhecimento da RNCCI por parte dos profissionais de saúde hospitalares, referindo-se sistematicamente à UCCI como “doente oriundo de lar”. Que leva logo a uma catalogação negativa do doente, dos profissionais que o enviaram e mesmo da Organização que acolhe o doente.
Todos estes fenómenos e muitos outros mais, levam a que muito frequentemente exista enviesamento bidirecional da informação (profissional-doente; profissional-profissional; Hospital-UCCI), que circula entre os vários cenários de assistência a uma pessoa. Esse enviesamento acontece devido a uma relação muito forte, que cada ator tem com os seus objetivos pessoais e profissionais em cada contexto em que se insere.
Apercebemo-nos que muitas vezes esse enviesamento em nada favorece o processo terapêutico, que com frequência alterna entre o internamento em UCCI e o Hospital (consultas externas), não favorecendo também o processo de reabilitação e reinserção do utente e sua família na comunidade.
Contudo, de uma coisa estamos certos, o doente e sua família precisam mais do que nunca de todas estas estruturas: Hospital, UCCI, ACES7. E para que sintam segurança e confiança de forma a serem utentes/clientes proativos com o sistema, potenciando-o e não criando entropias, precisam que todas estas estruturas se integrem, falem a mesma linguagem em tempo real, ou pelo menos, em tempo útil. UM VERDADEIRO DESAFIO !!
É precisamente no sentido de vencer este enorme desafio que a ideia deste seminário nasce. Pretendendo dar um contributo objetivo no lançamento de pontes profícuas para a construção de um projeto único, global e universal – Reabilitar, Readaptar, Reintegrar8 e Cuidar de Pessoas e Famílias.
Esta mega construção só é possível com todos os profissionais, de todos os palcos, de todos os teatros, e por isso nos fez sentido a temática deste seminário:
TRANSDISCIPLINARIDADE E ARTICULAÇÃO INTER ORGANIZAÇÕES
Construindo Ambientes Seguros e Eficazes.
Juntaram-se a nós, neste projeto e nesta ideia, a Entidade de Coordenação Local que trabalha com a Casa Santa Maria, a ECL/Loures-Odivelas, a Equipa de Gestão de Altas do H. Beatriz Ângelo, a Administração Executiva do H. Beatriz Ângelo e a Direção da AAP_HSM, a todos eles o nosso muito obrigado, sem o envolvimento deles não teria sido possível.
Um agradecimento especial a todos os participantes, que formaram uma plateia considerável, multidisciplinar, multiorganizacional e muito participativa, que veio dar pertinência à nossa ideia. Muito obrigado a todos quantos participaram com propostas de “comunicações livres”, aos selecionados como finalistas e à Melhor Comunicação Livre, os nossos parabéns. As vossas participações (TODAS) deram verdadeiro significado à temática do nosso evento. Muito Obrigado.
O pequeno filme que disponibilizamos e que abriu o nosso seminário, foi protagonizado pelos profissionais da Casa Santa Maria, propositadamente foram todos colocados em papeis fora das suas profissões para que não existisse a tentação de proteção profissional em causa própria. Pretende-se mostrar as transições do doente e família nos vários contextos e a forma como eles distorcem a informação de acordo com os seus interesses, expetativas e necessidades.
Num mundo ideal as coisas aconteceriam com esta rapidez, eficiência e respeito profissional por todos os atores dos vários teatros. É este o caminho que queremos fazer.
Pedro Jorge Rodrigues da Costa
Diretor Técnico UCCI, Casa Santa Maria.
Mestre em Intervenção Sócio organizacional na Saúde, com especialização em Políticas de Gestão e Administração de Serviços de Saúde.
Licenciado em Enfermagem.
_________________________________________________________________________________________________________________________
1- Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
2- Associação de Apoio aos Profissionais do Hospital Santa Maria.
3- Unidade de Média Duração e Reabilitação.
4- Unidade de Longa Duração e Manutenção.
5- Administração Regional de Saúde / Lisboa e Vale do Tejo.
6- Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
7- Agrupamento de Centros de Saúde.
8- Politica dos 3 R´s da RNCCI, que complementamos com “CUIDAR”.